Você já foi até a cozinha e não conseguiu lembrar o porque ter ido até lá? Ou você não consegue lembrar o nome de alguém enquanto fala com ele? Você pode ter perdido uma consulta porque não lembrava o horário.

Esses tipos de lapsos de memória podem acontecer em qualquer idade, mas tendemos a ficar mais chateados com eles à medida que envelhecemos, porque tememos que com a chegada da idade eles fiquem mais frequentes.

Como eu preocupo constantemente com todas áreas da minha saúde, a saúde cognitiva se torna cada vez mais importante, especialmente à medida que envelheço. Além disso, parece sensato abordar essa área da saúde agora, em meus 40 anos, em vez de esperar até eu esquecer completamente.

O envelhecimento cerebral e a perda de memória acontecem porque os neurônios morreram ou pararam de funcionar. Os neurocientistas acreditavam que nascemos com uma certa quantidade de neurônios e, à medida que envelhecemos, pouco a pouco, eles vão sendo perdidos permanentemente.

Novas pesquisas mostram que o neurotransmissor dopamina pode desencadear a formação de novos neurônios em cérebros adultos. Na verdade, esses neurônios dopaminérgicos se movem diretamente para o cérebro associado a funções cerebrais superiores e podem ser a base da sabedoria madura. Ainda há esperança!

Mesmo que possamos formar novos neurônios ao longo da vida, isso não significa que nossos cérebros não mudam à medida que envelhecemos. Ao longo dos anos, o peso do cérebro e o volume diminuem. Entre os vinte e os noventa anos, o cérebro perde cinco a dez por cento do seu peso.

Mas a idade não é o único fator que contribui para o encolhimento do cérebro. Nosso estilo de vida certamente desempenha um papel importante. De acordo com o FraminghamOffspringCohortStudy , condições crônicas de saúde, como diabetes e maus hábitos, como o fumo, aceleraram o encolhimento do cérebro.

Outros maus hábitos também podem desencadear mudanças cerebrais. A má alimentação e a falta de exercícios podem contribuir para doenças cardiovasculares que reduzem o fluxo sanguíneo para o cérebro. Um estilo de vida pouco saudável, em geral, pode aumentar nossas chances de desenvolver demência, incluindo a doença de Alzheimer.

Então, como podemos ficar afiados enquanto envelhecemos? Aqui estão seis maneiras de ajudar a melhorar a função cerebral:

  1. Exercite seu cérebro. Jogos cerebrais e certos quebra-cabeças ajudam a criar novas associações entre diferentes partes do cérebro, o que as mantém nítidas. Outros exercícios que desafiam o cérebro são coisas como fazer atividades normais com a mão não dominante, como escovar os dentes ou pentear o cabelo.
  2. Varie as atividades. A maioria de nós aqui já é fisicamente ativa, o que é extremamente importante para a saúde do cérebro, mas considere desafiar seu corpo – e o cérebro – de várias maneiras, de tempos em tempos. Misture as rotinas de exercícios, faça algo que você não faz há algum tempo, seja caminhando ou jogando uma bola ao redor. Esta variedade é tão saudável para o seu cérebro que é o seu corpo.
  3. Coma comida para o cérebro. Todos nós sabemos que uma dieta boa e limpa melhorará todas as áreas da nossa saúde, mas há muitos estudos e uma quantidade crescente de evidências de que certos alimentos diminuem o declínio mental. No topo da lista de alimentos que estimulam o cérebro está qualquer alimento rico em ácidos graxos ômega 3, Actionpro, DHA e EPA, que tem sido associado a um menor risco de demência e melhor foco e memória .
  4. Tente coisas novas fora do ginásio. Pegue uma linguagem, um instrumento, memorize poesia. Pedir ao seu cérebro para fazer novos truques o mantém ativo e capaz de aprender.
  5. Voluntário. Pesquisas mostram que isso pode diminuir seus níveis de estresse e aumentar o funcionamento mental. O voluntariado contribui para o bem-estar e a saúde geral de uma pessoa. Não só se sente bem, mas promove a saúde do cérebro, aumentando a auto-estima.
  6. Somos animais sociais e, de acordo com um estudo recente publicado no Journalof Health and Social Behavior, precisamos de uma variedade de estímulos cerebrais, incluindo atividades sociais, para manter nossas mentes afiadas. Isso é especialmente verdadeiro mais tarde na vida, quando o envelhecimento afeta sua memória e outros processos neurológicos complexos. No estudo, idosos que eram menos ativos socialmente do que aqueles que eram socialmente ativos tinham limitações cognitivas e físicas.

Manter nossos corpos em forma é um grande esforço, mas se nossas mentes não ficarem afiadas, como vamos aproveitar os benefícios?

Trabalhamos arduamente por uma qualidade de vida duradoura em todas as áreas da saúde, de modo que jogar em alguns quebra-cabeças junto com o seu agachamento só nos beneficiará especialmente a longo prazo. Eu só posso esperar que, quando eu estiver com meus setenta anos, eu seja assim, como Stephen Jepson apareceu neste vídeo que fez da vida um playground divertido que constantemente o desafia.

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